![]() |
A ATENÇAO APRISIONADA - PSICOPEDAGOGIA DA CAPACIDADE ATENCIONAL |
Alicia Fernández retoma conceitos já consagrados da psicopedagogia, desenvolvidos em suas obras anteriores, mas não para reconceituá-los, ao sabor de uma revisão. Ao contrário, veste-os com novas roupagens, cores mais vivas, ao propor que todas as construções da aprendizagem, são também construções da atenção, estas por sua vez, engendradas na intersubjetividade e matizadas pela cultura de cada tempo histórico. Trata-se de um livro que não fala somente sobre a atenção requerida para a aprendizagem, mas sobretudo, sobre a aprendizagem da atenção. | |
Autor(a):
Alicia Fernández
|
|
![]() |
O saber em jogo |
A Psicopedagogia propiciando autorias de pensamento, de Alícia Fernandes é uma alegoria exaltada dos direitos da infância e uma denúncia das armadilhas com que a ciência moderna e a técnica avançada pretendem impedir o reconhecimento das crianças como sujeitos desejantes. O livro de Alícia inscreve-se, portanto, em um momento da história em que nunca, como agora, impõe-se o reconhecimento das meninas e dos meninos em sua condição de sujeitos desejantes e de sujeitos epistêmicos, sabendo-se que a longa e triste sequência de abusos cometidos contra crianças, desde os tempos mais remotos, tem uma cruel vigência nos nossos dias. |
|
Autor(a):
Alícia Fernandes
|
|
![]() |
Os Idiomas do aprendente |
é um livro que celebra o particular encontro com as nossas subjetividades simultaneamente ensinantes e aprendentes, lugar privilegiado por onde podemos transitar no espaço da teoria e da prática psicopedagógica. Lugar particularmente difícil, pois não se trata de uma estocagem de informações ou técnicas sobre como ou o quê fazer para transmitir algum conhecimento ao outro. Muito mais importante que os conteúdos pensados é o espaço que possibilita fazer pensável um determinado conteúdo. Uma vez mais, Alícia introduz uma série de perguntas e reflexões para que, desde a psicopedagogia, os problemas de aprendizagem possam ser abrangidos em sua complexidade, que inclui os significados pessoais, vinculares, éticos e políticos, tanto de quem é escutado quanto de quem os escuta." |
|
Autor(a):
Alícia Fernández
|
|
![]() |
Diagnóstico e tratamento dos Problemas de Aprendizagem |
A autora une de forma inovadora a psicanálise e a teoria piagetiana, oferecendo subsídios teóricos e práticos para qualificar o trabalho realizado com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. | |
Autor(a):
Sara Pain
|
|
![]() |
A Função da Ignorância |
A partir do contato com os problemas concretos da prática pedagógica e com a clínica dos distúrbios de aprendizagem, a indagação fundamental Como é possível o conhecimento? adquiriu, nos estudos de Sara Paín, sua forma dialética inversa, ou seja, Como é possível a ignorância?. De forma revolucionária, a autora transformou a ignorância em um conceito explicativo dos processos de produção do conhecimento. | |
Autor(a):
Sara Pain
|
|
![]() |
CONSTELAÇÕES FAMILIARES |
Nesta entrevista, Gabriele ten Hövel traz às suas conversas com Bert Hellinger os problemas que afligem as famílias, os dos vínculos familiares e da sua dissolução. Lendo Constelações Familiares, o leitor poderá conhecer o que a jornalista de idéias lógicas e o "assistente de almas" - pensam sobre a condição humana. | |
Autor(a):
Gabriele T.Hovel , Bert Hellinger
|
|
![]() |
Ordens do Amor |
Esta é a obra fundamental de Bert Hellinger: densa, viva e cheia de idéias surpreendentes. Nela, o autor convida o leitor a acompanha-lo no caminho do conhecimento, onde a compreensão libertadora e sanadora nasce da observação das complexidades dos sistemas familiares. |
|
Autor(a):
Bert Hellinger
|